Publicada exortação apostólica pós-sinodal "Verbum Domini"

Foi publicada na manhã desta quinta-feira, pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a Exortação Apostólica pós-sinodal Verbum Domini, de Bento XVI.

"Redescobrir a centralidade da Palavra de Deus na vida pessoal e na Igreja, a urgência e a beleza de anunciá-la para a salvação de toda a humanidade como testemunhas convictas e críveis do Ressuscitado" – esta é, em síntese, a mensagem de Bento XVI na Verbum Domini que aborda reflexões e propostas emersas no Sínodo dos Bispos realizado em outubro de 2008, no Vaticano, sobre "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".

O documento é um apelo do Papa aos bispos, membros da vida consagrada e leigos para que as Sagradas Escrituras se tornem sempre mais familiar. Recordando o grande impulso do Concílio Vaticano II na redescoberta da Palavra de Deus na vida da Igreja, Bento XVI reitera a grande veneração pelas Sagradas Escrituras.

"O Cristianismo é a religião da Palavra de Deus, não de uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo" – frisa o Santo Padre. No documento, o Papa analisa a situação atual dos estudos bíblicos, desejando que a pesquisa científica possa progredir e que se amplie o diálogo entre pastores, exegetas e teólogos. Bento XVI ressalta que a raiz do Cristianismo se encontra no Antigo Testamento e que o Cristianismo se nutre sempre desta raiz.

O Papa reitera que é importante para a Igreja o diálogo com os judeus e a centralidade dos estudos bíblicos no diálogo ecumênico. O documento aborda a relação entre Palavra de Deus e liturgia, e pede o enriquecimento da pastoral bíblica, a fim de responder ao fenômeno da proliferação das seitas.

Bento XVI faz um apelo para que se reforce na Igreja a consciência missionária e que a escuta da Palavra de Deus leve a um forte compromisso por um mundo mais justo. "O compromisso pela justiça e a transformação do mundo fazem parte da evangelização" - ressalta o pontífice. O Papa itera a importância da atenção ao mundo juvenil e do anúncio da Palavra aos jovens, migrantes, sofredores e pobres e lança um apelo em favor de um renovado encontro entre Bíblia e culturas.

Reiterando que a Igreja vê com estima os muçulmanos, o Sínodo sobre a Palavra de Deus deseja o crescimento do diálogo baseado no aprofundamento de valores como o respeito pela vida, os direitos inalienáveis do homem e da mulher, e a contribuição das religiões em favor do bem comum. O Papa encerra o documento, expressando o respeito da Igreja pelas antigas religiões e tradições espirituais dos vários continentes. (MJ)

Investimento em educação atinge meta de 5% do PIB e é o maior da história

O investimento público direto em educação, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), chegou a 5% no Brasil e alcançou a meta proposta para este ano. O valor representa 1% a mais do que foi investido até 2003 e é o maior já registrado na história do País. Os dados, referentes ao ano de 2009, são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

NOTÍCIAS DO UNIFESO

NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

Vestibular de Verão 2011: inscrições abertas – O UNIFESO está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2011. Os candidatos a quatorze cursos serão avaliados através do Vestibular Diferenciado, com análise do histórico escolar e redação: Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Matemática, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia. Já os que buscam o curso de Medicina são avaliados através do Vestibular Tradicional, com redação e questões objetivas. Os candidatos ao Vestibular Diferenciado podem participar da prova que vai acontecer no dia 20 de novembro, sábado, às 9h, no Campus Sede (Av. Alberto Torres, 111 – Alto), juntamente com a prova para Medicina, ou agendar sua redação através do Processo Seletivo Permanente do UNIFESO. No Vestibular Diferenciado também há vagas destinadas para o ENEM. Para mais informações sobre o Vestibular de Verão 2011 do UNIFESO: www.unifeso.edu.br, ou (21) 2152-7111.

UNIFESO adere às mudanças do FIES – Alunos que vão solicitar o Financiamento Estudantil (FIES) e aqueles que já obtiveram o financiamento, agora têm uma série de facilidades. Inscrições permanentemente abertas, juros mais baixos – 3,4% ao ano – e maior prazo para quitar o empréstimo – três vezes o tempo de duração do curso – estão nas mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes ao FIES. A partir de agora, o estudante pode pedir o financiamento a qualquer momento, sem a necessidade de processo seletivo. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponibilizado nos sites do MEC (portal.mec.gov.br) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (www.fnde.gov.br). Para solicitar financiamento, o acesso a um destes sites com a informação dos dados solicitados é o primeiro passo. Outro diferencial, a redução da taxa anual de juros do empréstimo tomado no banco, de 6,5% para 3,4%, para todos os cursos, também será aplicada sobre o saldo devedor dos alunos já beneficiários do programa. Mais uma novidade, esta para vigorar a partir de 2011, é a exigência de que os candidatos ao crédito façam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para maiores informações e inscrições, acesse o Portal do SisFIES do MEC: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

X PoÊterÊ acontece neste sábado – A programação da décima edição do Festival de Poesias FESO Pro Arte – PoÊterÊ –, que tem como tema “O Poeta na natureza: Preservar é viver!”, não vai dar descanso ao público neste sábado, dia 6. Diversas atividades como oficinas, shows, concurso, performances e teatralização, filmes e debates, apresentações de dança e coral e exposição de arte estão incluídas no evento. As atrações foram divididas em três períodos: o “PoÊterÊ Circo”, o “PoÊterÊ Poético” e o “PoÊterÊ Show”, e acontecem das 10h às 21h. Os interessados podem obter mais informações no Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto) ou pelo telefone (21) 2644-5770.

Fórum do Centro de Ciências e Tecnologia: últimos dias para inscrições – As inscrições para o IV Fórum do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) podem ser realizadas até o dia 10 de novembro, pelo site do UNIFESO – www.unifeso.edu.br. Com o tema “Inovação Tecnológica: o Capital Intelectual para o Desenvolvimento Social”, o evento acontece entre os dias 10 e 13, das 15h às 22h30, com palestras, minicursos, mesas-redondas, oficinas, maratona de game e gincana tecnológica, no Campus Sede. Na abertura, que acontece no dia 10 de novembro, às 19h, no Auditório Omar Magalhães, palestra sobre o tema do Fórum “Inovação Tecnológica: o Capital Intelectual para o Desenvolvimento Social”. Entre os destaques da programação, as mesas-redondas “Perspectivas para o Profissional de Matemática” e “Financiamento da Inovação”; as palestras “Empreendedorismo e Spin-offs”, “Complexidade na Formação de Profissionais de Alto Nível” e “Reciclagem de Materiais”, as oficinas “Sketchup”, “Álgebra” e “Usando a História da Matemática através de Atividades Didáticas”. Novidades desta edição, Maratona de Games e Gincana Tecnológica, no dia 13, a partir das 9h. As inscrições são obrigatórias a todos os estudantes dos cursos ligados ao Centro, por se tratar de dias letivos, ocorrendo a aferição eletrônica e controle de presença nos locais de atividades. A requisição de certificados é facultativa e poderá ser feita até o dia 13 de dezembro, no protocolo da SEGEN, para encaminhamento à PROPPE. A taxa de certificação terá o custo de R$ 15,00 (quinze reais). Maiores informações na Direção do Centro de Ciências e Tecnologia pelo telefone (21) 2644-5764 ou pelo e-mail cct@feso.br. Confira a programação completa em http://www.feso.br/unifeso/pdf/programacao_forum_cct.pdf.

Café Pedagógico do Centro de Ciências Humanas e Sociais – No dia 6 de novembro o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do UNIFESO promove o Café Pedagógico. O evento é voltado aos professores, com o objetivo de refletir sobre as questões de repetência a partir dos referenciais que constam do perfil dos estudantes do CCHS e do relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA), além de discutir a criação de um ambiente virtual de apoio às disciplinas presenciais. O Café será no Hotel Vila Nova, com início às 9h e término às 14h30. Mais informações pelo telefone (21) 2641-7069, ou pelo email cchs@feso.br.

XVIII Semana de Anatomia no UNIFESO – Todos os estudantes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e profissionais da área de saúde estão convidados a participar da XVIII Semana da Anatomia, que acontece de 9 a 12 de novembro, das 18h às 21h, no Anatômico do Campus Sede. No dia 9, a programação vai tratar de “membro superior e membro inferior”; os temas seguintes são: no dia 10, “região cervical e cavidade torácica”; no dia 11, “regiões abdominais”; e, no dia 12, “neuroanatomia”. O curso de extensão tem a carga horária de 15 horas e as inscrições serão feitas no Protocolo Geral, no Campus Sede. A certificação tem o custo de RS 10,00.

UNIFESO faz parceria para oferecer aos graduandos solenidades de colação de grau de alto nível – Mesmo que não esteja perto de concluir o curso, o quanto antes começar a organizar a formatura melhor. Este é o pensamento de um grande número de estudantes preocupados em ter mais tempo para preparar o evento com calma, juntar dinheiro, pesquisar preços e formas de pagamento. Sabendo da importância desse momento e pensando sempre em oferecer o melhor para seus alunos, o UNIFESO traz mais uma novidade a partir do segundo semestre de 2010. A Instituição vai realizar, em parceria com a empresa Design Formaturas, as Colações de Grau Oficiais, proporcionando solenidades de alto nível, com qualidade, comodidade e sem qualquer custo para os graduandos, quanto à organização do evento. Para que este momento se torne inesquecível, tanto para os formandos quanto para seus convidados, todos os itens necessários para a realização de uma formatura solene serão disponibilizados pela empresa, tais como becas e capelos; canudos; decoração e ornamentação floral; sonorização e espaço para a realização; dez convites tipo cartão por formando; placas de homenagem para Patrono e Paraninfo; mestre de cerimônias; cadeiras, praticáveis e palco; mesa solene decorada; bandeiras no palco; iluminação decorativa; sky paper (chuva de prata); recepcionistas e seguranças; e telões ou TVs de plasma. O cerimonial continuará sendo organizado pelas diretorias dos centros de Ciências da Saúde, Humanas e Sociais e Tecnologia. Os alunos interessados em guardar um registro dos melhores momentos da colação, podem adquirir fotografias e filmagens que ficarão a cargo exclusivamente da empresa Design Formaturas. A compra do material não é obrigatória. Durante o evento, será permitido que os convidados que portarem máquinas fotográficas amadoras ou celulares com câmera registrem imagens em um espaço especialmente reservado para tal fim, de modo a não comprometer a visão dos demais convidados. Maiores Informações sobre questões acadêmicas com a Diretoria de Centro; sobre local e data com o Setor de Eventos do UNIFESO; e sobre organização do evento pelo e-mail colacaooficial@designformaturas.com.br.


NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Prepare-se: o Enem está chegando – Quem se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve se preparar para as provas que serão realizadas em breve: 6 e 7 de novembro. Para ajudar os 4,6 milhões de candidatos que farão a prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou três vídeos com respostas para as principais dúvidas sobre exame. Nele, o cantor Gabriel, O pensador responde às questões sobre o preparo antes das provas, dicas para o dia do exame e orientações específicas sobre a inclusão de questões sobre língua estrangeira no Enem. O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia (sábado, 6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7/10), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.
Fonte: Correio Braziliense

Candidato precisa fazer leitura seletiva em prova do Enem – Prova comprida, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa no próximo sábado, vai exigir dos candidatos esforço de interpretação, leitura rápida e seletiva dos enunciados e atenção ao conteúdo cobrado. Mesmo com recomendação do próprio ministro da Educação, Fernando Haddad, para que os enunciados das questões fossem "mais enxutos" neste ano, como o Estado informou, a prova continua com características de uma maratona - são 180 questões em dois dias. Para enfrentar o desafio, alguns alunos já traçaram suas estratégias, orientados por professores de escolas e cursinhos.
Fonte: O Estado de São Paulo

Estudantes brasileiros podem participar de desafio universitário internacional – O 2.º Desafio Anual Global Ecoeasy, promovido pela Staples, Inc. e pelo Instituto Golisano de Sustentabilidade, está com inscrições abertas. O desafio premia ideias de produtos de escritório ecologicamente corretos desenvolvidas por universitários. Podem participar alunos de graduação ou pós-graduação. Os interessados devem enviar uma descrição da sua ideia. A equipe vencedora ganha o prêmio de US$ 25 mil e as outras duas mais bem colocadas ganham US$ 5mil cada. Informações no site: https://ecoeasychallenge.com.
Fonte: O Estado de São Paulo


PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE TERESÓPOLIS

CENTRO CULTURAL FESO PRO ARTE E UNIVERTI-FESO

PoÊterÊ – A décima edição do festival PoÊterÊ vai acontecer neste sábado, dia 6 de novembro, no Centro Cultural FESO Pro Arte, com o tema “O poeta na Natureza: Preservar é Viver!”. O evento multicultural, promovido pelo UNIFESO, contará também com outras atrações, como shows musicais, performances e teatralização, filmes e debates, apresentação de dança e exposição de arte. Os interessados podem obter mais informações no Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto) ou pelo telefone (21) 2644-5770. A entrada é gratuita.

SESC

Cadeira Virada – O Grupo apresenta obras em gravura e monotipia, impressas sobre papel, onde apresentam processos técnicos e criativos distintos, prevalecendo a preocupação com a pesquisa e a criação da imagem da obra de arte contemporânea. Expõe no SESC Teresópolis as mais recentes obras difundindo a arte e a técnica da gravura, oferecendo ao visitante a fruição estética e também o conhecimento de sua elaboração através de oficinas; sendo um recurso de amplo alcance, criativo, acessível e democrático de representação gráfica. De 12 de novembro a 15 de dezembro, de terça a sexta, das 10 às 18hs; sábados e domingos, das 9h às 17h. Galeria.


UNIFESO ABRE PORTAS
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às suas instalações, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita, o procedimento é o seguinte:

PARA VISITAR O UNIFESO
Antecedência: 20 dias
Número mínimo de estudantes: 10
Número máximo de estudantes: 50
Os grupos devem ser obrigatoriamente acompanhados por pelo menos um professor da instituição de origem.
Visita Isolada (por exemplo, a um curso ou uma clínica): agendar com o coordenador. Telefones e e-mails estão disponíveis em nosso site: www.unifeso.edu.br
Para uma visita Visita Guiada aos campi, e para receber a visita do UNIFESO em seu colégio ou curso:
Profa. Elaine Maria Paiva de Andrade: unifesoabreportas@feso.br


Ouvidoria UNIFESO
Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria no UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria.

Festival de Vídeo nas escolas vai mostrar em 16mm cenas de Petrópolis antiga

O Festival de Vídeo nas Escolas, projeto em pleno andamento promovido pela Secretaria de Educação, trás inúmeras novidades em sua edição 2010. Os trabalhos selecionados pela comissão julgadora, formado por profissionais das áreas de televisão e publicidade do Rio de Janeiro, serão exibidos durante o mês de março de 2011, na TV Escola, órgão do Ministério da Educação.

No dia 17 de novembro, data da entrega dos prêmios as escolas vencedoras, às 13 horas, no Theatro Dom Pedro, a Secretaria de Educação, através do setor de Áudio Visual, vai prestar uma grande homenagem aos 40 de Produções Cinematográfica Cesar Nunes (1940-1980). De 19 a 26 de novembro, na sala de cinema Humberto Mauro do Centro de Cultura Raul de Leoni, serão exibidos para todos os alunos da rede municipal de ensino, filmes em película 16mm, com as principais produções jornalísticas produzidas por César Nunes. A maioria desses filmes conta com a narração do apresentador da Rede Globo, Cid Moreira.

Na programação, o centro da cidade de Petrópolis na década de 50, o presidente Jucelino Kubitischek inaugurando o Obelisco, os grandes bailes realizados na sede social do Petropolitano F.C., a visita do presidente Getúlio Vargas na Câmara Municipal de Petrópolis e até, Circuito Petrópolis de corrida de carros no centro da cidade.

A Secretária de Educação, professora Maria Alice Lima está empolgada com o Festival e garante que vai ser um sucesso: "Estou realmente impressionada com a qualidade dos trabalhos e principalmente com o empenho dos professores e alunos. Enquanto educadora e Secretária de Educação, vou estar sempre incentivando este projeto na área de áudio visual”.

Este ano, o Festival de Vídeo nas Escolas trabalha o tema: "Escola e Cidadania". São mais de 73 escolas da rede municipal de ensino inscritas no Festival, mobilizando mais de 25 mil alunos. A coordenadora do Festival, professora Ana Lúcia de Souza, responsável pelo setor de Áudio Visual da Secretaria de Educação, garante que os alunos vão curtir muito o evento devido a sua variedade na programação.

"Estou surpresa com a qualidade das produções das escolas inscritas. A Comissão Julgadora terá muito trabalho para fazer a seleção. Este festival abrange as categorias: educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação especial e ensino médio. Tem escolas que enviaram mais de uma produção. O mais interessante que durante as oficinas de vídeo aberta para os professores, eles souberam passar todo o conteúdo para os alunos que não pouparam criatividade e muita empolgação ", disse a professora Ana Lúcia de Souza.

Professor da rede municipal conquista o maior prêmio da educação no Brasil

Dez professores representando vários estados do país, entre eles, o professor de história da Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues, do distrito de Pedro do Rio, Juliano Custódio, recebeu na última segunda-feira (18), na sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes, na capital paulista, o prêmio “Educador Nota 10”, da Fundação Victor Civita. O maior prêmio da educação no Brasil foi conquistado pelo professor Juliano Custódio e seus alunos do nono ano do ensino fundamental com o projeto “Baú de História: memória da imigração de escravos em Petrópolis”.

Mais de 3,5 mil trabalhos foram inscritos nesta 12ª edição do prêmio. O prefeito Paulo Mustrangi foi representado pela Secretária de Educação, professora Maria Alice Lima. “Essa conquista máxima na educação no Brasil pelo professor Juliano Custódio e seus alunos é uma honra para Petrópolis, como também, para toda a comunidade escolar da rede municipal, além de inspirar as atividades docentes nas escolas não só daqui, mas de todo o país”, comentou Maria Alice.

Propor situações desafiadoras, levar a garotada em idade escolar a pesquisar soluções, avaliar o aprendizado e ajudar quem mais precisa foi a trajetória certeira dos vencedores do prêmio “Educador Nota 10”. Autoridades como o atual governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldeman e o presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, prestigiaram o evento. A TV Cultura vai exibir na íntegra a cerimônia de premiação no próximo dia 23, às 10 h, com reprise no domingo, dia 31, à 1h30. Na segunda-feira, dia 25 de outubro, a Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues vai comemorar a conquista com o professor Juliano, os alunos do nono ano, protagonistas desse prêmio, e os demais alunos e professores dessa escola que ganhou notoriedade na área de educação em todo o país. A secretária de Educação anunciou que este trabalho será transformado em livro para ser distribuído em todas as escolas da rede municipal.

Há 12 anos, o Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10 identifica e reconhece a iniciativa de sucesso educacional de professores e gestores, tornando visível para a sociedade a importância do educador na construção de um país mais consciente. Em 2010, 3,5 mil professores e gestores escolares de todos os estados brasileiros inscreveram projetos para concorrer ao maior prêmio da educação brasileira. A Fundação Victor Civita é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1985 como uma das primeiras iniciativas empresariais brasileiras no campo social. Desde então, sua missão tem sido contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil, produzindo publicações, sites, material pedagógico, pesquisas e projetos que auxiliem na capacitação de professores, gestores e demais responsáveis pelo processo educacional.

Baú de História – Para ensinar um conteúdo clássico – a transição do trabalho escravo para o assalariado no fim do século 19 -, o professor Juliano Custódio Sobrinho propôs que os alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio, recorressem à história de seus familiares.

A proposta era de recolher relatos de pais, avós e moradores antigos de Petrópolis, em busca de pistas que explicassem como a imigração européia substituiu a mão de obra escrava na cidade.Transitando por todos os procedimentos necessários a uma investigação em História Oral (como a montagem da pauta de entrevistas, a coleta de depoimentos e sua análise crítica) os alunos da rede municipal da Escola João de Deus compreenderam como se realiza um projeto de pesquisa. Reforçado com informações de fontes escritas o trabalho se transformou num mosaico de informações sobre a História na cidade, onde a família imperial passava o verão. O conteúdo produzido pelo professor Juliano e seus alunos foi entregue ao Centro Cultural do distrito e virou material de pesquisa para os moradores e segundo Maria Alice, será transformado em livro.

A coordenadora pedagógica Silvia Ulisses de Jesus, de Belo Horizonte, conquistou o prêmio “Educadora do Ano”, categoria educação infantil, com projeto direcionado para creches. Ela conseguiu articular as duas dimensões mais importantes da educação infantil: o cuidar e o educar.

Os dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10 foram: Juliano Custódio Sobrinho, de Petrópolis, Rio de Janeiro, da Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues, com o projeto “Baú de História”; Rosilene Anevan Fagundes, do Paraná, do Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato, disciplina matemática, projeto “Função afim”; Rosana Helena Brocco Zaffalon, Mato Grosso, da EMEB Thiago Aranda Martin, disciplina ciência, projeto “Micro-organismo”; Paula Regina de Vargas, do Rio Grande do Sul, da EMEF Adolfo Schuler, disciplina arte , projeto “Desenho”; Maria Níceas Oliveira França, do Ceará, EEFM Professor Arruda, disciplina Geografia, projeto “Leitura de paisagens”; Lisiane Hermann Oster, do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Infantil do Sesc, disciplina matemática, projeto “Sistema de Numeração”; Joice Mayumi Nozaki, de São Paulo, EMEF Professor Mário Marques de Oliveira, disciplina educação física, projeto “Lutas”; Jandira de Oliveira Costa Stand, de São Paulo, EMEF Humberto de Campos, disciplina língua portuguesa, projeto “Reescrita de fábulas” e Ana Cristina Santos de Paula, Rio de Janeiro, Colégio Pedro II, disciplina arte, projeto “Flauta doce e ampliação de repertório musical”.

Secretaria de Educação entrega prêmios para os melhores alunos da Maratona Escolar 2010


A Secretaria de Educação realiza nesta quinta-feira (29), a partir das 13h30, no Theatro Dom Pedro, a solenidade de entrega dos prêmios aos vencedores da Maratona Escolar de Petrópolis deste ano letivo. Mais de 450 alunos de 36 escolas da rede municipal de ensino participaram do evento.
Cada unidade escolar inscreveu três alunos e um suplente - de quinto ao nono ano - para disputar as melhores notas nas disciplinas de português, matemática, história e geografia, elaborada por uma comissão de 11 professores da rede municipal. A prova foi realizada no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, no último dia 14, das 13h30 às 17h30. A pontuação dos testes variou de acordo com a disciplina. A disciplina de português, por exemplo, apresentou questões objetivas que valeram 60 pontos e as dissertações, 40 pontos.

Campanha de prevenção ao câncer de mama

Escola Salvador Kling - 10 anos de educação de qualidade no bairro Mosela

Uma missão de ação de graças, às 19 horas desta sexta-feira (24), na Igreja Matriz São Judas Tadeu, no bairro Mosela, vai marcar os 10 anos da Escola Municipal Salvador Kling que atende hoje 436 alunos, do 6º o 9º ano do fundamental. Em 2011, segundo a diretora geral , professora Mônica Aparecida Achão, novas turmas do primeiro segmento do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, serão abertas para atender a comunidade do bairro.

Com a missão de promover o desenvolvimento integral do aluno, através de ambiente crítico, inovador, inclusivo e fundamentado em valores éticos, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de auxiliar com seu conhecimento, esta unidade escolar tem inúmeros motivos para celebrar esses 10 anos de vida. No ano passado, a Salvador Kling ficou apenas três décimos da média (4.0) do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( Ideb ) e está cinco décimo da média ( 4.2 ) prevista para 2011. O indicador foi elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação.

Ousar na qualidade do ensino é “palavra de ordem” na Escola Municipal Salvador Kling. Recentemente, 35 alunos matricularam-se no curso prático e teórico de violino, ministrado pela professora Fátima Brasil, que pretende, junto com o corpo docente pedagógico da escola e a iniciativa privada, criar uma Orquestra de Violino. Em parceria com a GE Celma, o projeto “ Junior – Achievement”, está formando jovens empreendedores dentro das salas de aula. Implantado em março deste ano, o projeto “ Intra – Escola” promove inúmeros cursos como libras, pintura em madeira, dança, flauta, reforço de matemática, esporte e artes, movimentando 100% da comunidade escolar da Salvador Kling. Mas, as atividades dessa unidade não se resumem só dentro da escola. Também em março deste ano, um grupo de alunos visitou a Olimpíadas do Conhecimento, realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro, promovida pelo Senai. “ Os alunos voltaram empolgados e com muitas informações”, contou a diretora.

Dos 436 alunos matriculados, 12 são portadores de deficiência auditiva. Eles estão inseridos nas salas regulares, junto com outros colegas, tendo à disposição uma professora especializada em linguagem de sinais (libras), realizada na própria unidade. Alunos com outros comprometimentos, como imperatividade, dificuldade de aprendizagem e transtorno opositor/desafiador também recebem toda a atenção dos professores. Falar sobre essa escola, onde foi diretora adjunta e orientadora pedagógica por nove anos, deixa a Secretária de Educação, professora Maria Alice Lima emocionada: “ Ter feito parte dessa comunidade escolar me deixa orgulhosa. Acrescentou muito à minha profissão de educadora, sem contar, é claro, com a convivência super saudável com os professores, alunos, o pessoal de apoio e, acima de tudo, com os pais de alunos. Desejo que esta escola, de grande importância para a educação de Petrópolis, continue com seu projeto por muitos e muitos anos”, declarou a secretária de Educação.

Secretário de Obras garante que escola no Meio da Serra será reformada

A obra de reforma e ampliação da Escola Municipalizada Pedro Amado, localizada no Meio da Serra, será realizada ainda este ano. As intervenções estão previstas para o início de novembro, com o advento do processo licitatório. De acordo com o secretário de Obras, Stênio Nery, o fato de a localidade ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), impossibilitou que a Secretaria de Obras realizasse a obra sem a anuência prévia do órgão federal e a tramitação do processo de liberação se estendeu além do tempo programado.
“A comunidade pode ficar tranquila que a obra de reforma e ampliação será realizada. Temos que seguir os trâmites legais das instituições envolvidas para que o trabalho seja feito em consonância com o parecer da entidade responsável pelo tombamento da área. Agora com a liberação, vamos promover a obra e oferecer a comunidade uma escola de qualidade”, acrescentou.
Em agosto deste ano, o IPHAN autorizou em definitivo a realização da obra. Orçada em R$ 599 mil, a intervenção prevê a construção de três salas de aula e a reforma dos 306 metros quadrados do prédio principal.
“Pela situação do imóvel, houve a necessidade da transferência dos alunos para a dependência da igreja. Mas volto a ressaltar aos pais, aos profissionais que atuam na unidade e, principalmente aos alunos, que as obras serão realizadas”, garantiu Stênio.

Todos os servidores da Educação serão contemplados com PCCS

Plano de Cargos, Carreiras e Salários analisado pela Secretaria de Educação vai beneficiar professores e funcionários das escolas

Os servidores da área de Educação já podem ficar mais tranqüilos. Depois de muitos anos de dúvidas e preocupações, a Secretaria Municipal de Educação vai começar a analisar o anteprojeto de lei para revisão do estatuto e para elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os servidores da área e não apenas para os profissionais do magistério.

O anteprojeto entregue pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) contemplava somente os professores e será readequado para ficar de acordo com o Parecer 09/2010, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, de 5 de maio de 2010, que integra outros componentes da escola - inspetor de disciplina, merendeira, secretário de escola, zelador, auxiliar escolar, cozinheira, agente de apoio da educação e auxiliar de serviços operacionais, como funcionários da Educação Básica pública. Desta forma, o PCCS da Educação atenderá a Legislação, bem como todos os profissionais da área, uma vontade antiga do Prefeito Paulo Mustrangi.

Segundo a secretária de Educação, professora Maria Alice Lima, com a readequação, o PCCS ficará mais próximo do real. “ Tenho certeza que esta é a vontade de todos os profissionais da Educação. Durante a última greve, esta foi uma das reivindicações dos demais servidores, que não queriam que o PCCS contemplasse apenas os professores. Tenho certeza, que como esta é uma vontade dos servidores, todos entenderão que o calendário anteriormente elaborado, sofrerá pequenas alterações para que todas as categorias sejam contemplados pelo plano”, explicou a secretária, Maria Alice, que esteve reunida durante toda a última segunda-feira (13) no Liceu Municipal Prof. Cordolino Ambrósio, analisando o anteprojeto e o parecer do Conselho Nacional de Educação, junto com comissão interna da secretaria de Educação e com o Procurador Geral do município, Henry Grazinoli.

Maria Alice explicou que com a readequação do PCCS, outras reuniões se farão necessárias ampliando assim, o prazo de conclusão do trabalho. “ Já entramos na fase final de readequação do PCCS e partiremos para um estudo criterioso sobre o impacto financeiro e , tão logo concluída esta fase, vamos encaminhar através dos diretores das escolas o anteprojeto para ser analisado por toda as comunidades escolares. Em seguida, será feito a devolutivas pelas escolas com sugestões e, depois, encaminharemos para o prefeito “.

O novo Parecer do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, do Ministério da Educação, criou a inédita oportunidade para que os funcionários da Educação Básica pública fossem reconhecidos e valorizados como integrantes do processo educativo. “ Às vezes, o tempo pode ser nosso grande aliado. Portanto, vamos estender um pouco mais o prazo para concluir com eficácia e dinamismo o trabalho de acordo com a lei vigente em nosso país “, ressaltou a professora Maria Alice.

Pastoral da Educação reúne 500 pessoas em congresso

Mais de 500 professores e agentes de pastoral participaram sábado do V Congresso Diocesano da Pastoral da Educação da Diocese de Petrópolis, que teve como tema Família e Escola. O bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, disse que o encontro é muito importante e ressaltou que o primeiro lugar educativo é a família. “Não se pode transferir para outros a obrigação da família educar a criança, mas quando isto não é possível, na escola deve-se criar um ambiente familiar, mas a escola tem que receber incentivo das pessoas e também das instituições”.

O encontro aconteceu no Instituto Social São José, na Avenida Ipiranga, de 8h até 12h, e o palestrante principal foi o psicólogo Rui Carlos Stockinger. O congresso, como todos os anos, foi encerrado pelo bispo diocesano, Dom Filippo Santoro, que apresentou as metas da Pastoral, a partir da conclusão do estudo realizado pelos professores e agentes da pastoral.

Durante o congresso, os participantes discutiram temas como Os desafios do educador hoje, A influência da mídia e a participação no processo
educativo, Posição da Igreja perante a educação: missão e abordagem das pastorais e outros considerados importantes para o trabalho do professor dentro e fora da sala de aula. A diretora da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, professora Nilza Ferreira da Silva disse que os encontros da Pastoral da Educação é importante, por ser uma porta aberta para o educador perceber que é preciso levar Deus para dentro das escolas e usar a pedagogia do amor ao promover uma formação integral.

A Pastoral da Educação, desde a sua implantação, vem trabalhando com as escolas da rede pública e privada, e também com as escolas católicas, algumas mantidas por congregações religiosas femininas, como a Escola Santa Isabel, Escola Padre Correa e o próprio Instituto Social São José. A Pastoral da Educação da Diocese de Petrópolis vem contribuindo com o fortalecimento das 29 escolas paroquiais, mantida através de convênio com a Prefeitura, e que atende cerca de 12 mil alunos.

À frente deste trabalho estão o vigário-geral da diocese, monsenhor Paulo Daher, e a professora Maria Nilva, que há muitos anos trabalham com escolas paroquiais, uma iniciativa do primeiro bispo da diocese, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra. Dom Filippo Santoro afirma que este é um trabalho importante junto às comunidades e por isso incentiva e apóia o trabalho realizado junto às escolas paroquiais e demais instituições de ensino na diocese.

Pastoral da Educação da Diocese de Petrópolis promove sábado congresso diocesano

Neste sábado (dia 21 de agosto), acontece o V Congresso Diocesano da Pastoral da Educação da Diocese de Petrópolis, com o tema Família e Escola. O encontro acontece no Instituto Social São José, na Avenida Ipiranga, de 8h até 12h e o palestrante principal é o psicólogo Rui Carlos Stockinger. O congresso, como todos os anos, será encerrado pelo bispo diocesano, Dom Filippo Santoro, que apresenta as metas da Pastoral, a partir da conclusão do estudo realizado pelos professores e agentes da pastoral.
Durante o congresso, os participantes vão discutir temas como os desafios do educador hoje, a influência da mídia e a participação no processo educativo, posição da Igreja perante a educação: missão e abordagem das pastorais e outros considerados importantes para o trabalho do professor dentro e fora da sala de aula. A Pastoral da Educação, desde a sua implantação, vem trabalhando com as escolas da rede pública e privada, e também com as escolas católicas, algumas mantidas por congregações religiosas femininas, como a Escola Santa Isabel, Escola Padre Correa e o próprio Instituto Social São José.
A Pastoral da Educação da Diocese de Petrópolis vem contribuindo com a unidade e fortalecimento das 29 escolas paroquiais, mantida através de convênio com a Prefeitura, e que atende cerca de 12 mil alunos. A frente deste trabalho estão o vigário-geral da Diocese, Monsenhor Paulo Daher e a professora Maria Nilva, que há muitos anos trabalham com a escolas paroquiais, uma iniciativa do primeiro bispo da Diocese, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra.
Dom Filippo Santoro, bispo diocesano, afirma que este é um trabalho importante junto as comunidades e por isso incentiva e apóia o trabalho realizado junto as escolas paroquiais e demais instituições de ensino na Diocese. “Com objetivo de atingir também as outras escolas públicas e privadas, instalamos na Diocese a Pastoral da Educação, oferecendo aos professores e diretoras das escolas subsídios para trabalharem a educação a partir do pensamento e orientação da Igreja Católica, que orienta para uma educação integral”.

Festival de Vídeo nas Escolas vai homenagear produções Cesar Nunes

A Secretária Municipal de Educação, professora Maria Alice Lima, abriu nesta quarta-feira, dia 18, no Centro de Capacitação Frei Memória, o Festival de Vídeo nas Escolas, somente para professores e alunos das 150 escolas da rede municipal de ensino. Mas 50 professores participaram da primeira oficina sobre roteiro, ministrada pela jornalista Mariangela Carvalho, mestranda pela Fundação Getúlio Vargas em Bens Culturais e Projetos Sociais, além de professora de telejornalismo da Universidade Carioca.
Segundo a coordenadora do festival, professora Ana Lúcia de Souza, os trabalhos selecionados, em novembro deste ano, serão exibidos durante todo o mês de março de 2011 na grade de programação da TV Escola, do Ministério da Educação. “ O objetivo do festival é motivar o exercício da leitura crítica da mídia televisiva e a produção audiovisual, como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar. O tema deste ano é: Escola, ambiente próprio para desenvolver a cidadania. “, informou a coordenadora.
Ao dar boas vindas a todos os participantes, a secretária de Educação destacou a importância desse festival, lembrando que talentos podem surgir na rede e que o evento contribui na capacitação dos profissionais da educação. Maria Alice aproveitou para anunciar que este ano o festival vai prestar uma homenagem à Produções Cinematográficas Cesar Nunes que, de 1940 a 1958, registrou acontecimentos históricos tanto em Petrópolis, no Brasil e também no exterior.

Além da oficina de roteiro, mais três estão programadas: dia 23 agosto – Animação; 10 de setembro – Introdução a Linguagem Cinematográfica; e 14 de setembro – Transmídia, aberto aos professores, que vão passar aos alunos o conhecimento adquirido nas oficinas. O Festival vai mobilizar professores e estudantes da educação infantil, ensino fundamental e médio, Projovem Urbano, além da Educação de Jovens e Adultos.
As escolas inscritas têm até o dia 18 de outubro para entregar os filmes, com duração de até 10 minutos, em formato de vídeo S-VHS,VHS,Mini DV,DVCam e DVD. Os critérios de seleção são criatividade, organização, roteiro, apresentação da documentação exigida pelo regulamento, atuação, mensagem educativa, qualidade técnica e contribuição para proposta do festival. De 19 a 16 de novembro, está prevista a Mostra dos Vídeos que serão selecionados por uma comissão julgadora, na sala de cinema Humberto Mauro, do Centro de Cultura Raul de Leoni. Todas as escolas receberão certificados de participação e serão classificados 3 vídeos de cada categoria. A premiação vai acontecer no Theatro D.Pedro, onde será exibido um filme de cada categoria. O Festival de Vídeo nas Escolas está sendo organizado pela Sala de Projetos Audiovisuais que funciona no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, na Rua Imperatriz, 193, Centro.

“ O roteiro é a ferramenta que vai nortear toda a produção, as gravações e a edição do vídeo. Por isso mesmo é o primeiro passo para a produção de um audiovisual. Tirar a idéia da cabeça e passar para o papel é essencial para conseguir um bom resultado de trabalho. É importante planejar cada etapa, pensar nas soluções dos problemas antes mesmo que se apresentem, programar as gravações, a quantidade de pessoas que serão necessárias e o custo-benefício da produção. Só a câmera na mão não basta. É importante saber o que fazer com ela, da melhor forma, para atingir os objetivos que o vídeo se propõe a cumprir “, explicou a jornalista Mariangela, que ministrou a oficina de roteiro.

A diretora adjunta da escola Lúcia de Almeida Braga, no Vale do Carongola, ficou super empolgada ao participar, pela primeira vez das oficinas do festival: “ já estou na maior expectativa. Foi muito esclarecedora as explicações da jornalista Mariangela. Realmente, o nível me surpreendeu. Como ela explicou, já tenho a proposta de um vídeo super legal na cabeça “.
Produções Cesar Nunes - Ao final do Festival, a Secretaria de Educação vai exibir uma série de vídeos, em 17 e 35 milímetros, registrados pelas Produções Cinematográficas Cesar Nunes. A família Nunes já colocou todo o acervo cinematográfico a disposição da secretária de Educação, Maria Alice Lima.

“ Temos que resgatar o trabalho magnífico feito pelas Produções Cesar Nunes. São registros históricos de grande importante para Petrópolis e mesmo para o Brasil “, destacou a secretária. Pioneira na cinematografia em todo o Estado do Rio de Janeiro, fundada em 1940, a Produções Cesar Nunes registrou inúmeros acontecimentos de importância em Petrópolis como a presença do presidente Getúlio Vargas na cidade imperial. Cesar Nunes chegou na cidade em 1935, vindo de Santa Maria Madalena, norte do Estado. Tinha 15 anos quando se empregou como auxiliar de oficina na Tribuna de Petrópolis, aproveitando as horas vagas para engraxar sapatos e vender balas, flores e jornais na Estação Leopoldina. Três anos depois, deixou as oficinas para a redação da Tribuna, onde se tranformou em repórter policial. Logo depois, em 1940, começou a fazer reportagens cinematográficas, registrando especialmente a vida social e política de Petrópolis.
Foram mais de 40 anos de trabalho, 1.800 jornais cinematográficos e milhares de metros filme que, por seu valor histórico, logo interessaram às televisões, onde era empregado o método da telecinagem, que transformavam rolos de filme em fitas de vídeo. Entre dezenas de cenas, tem todos os prefeitos de Petrópolis entre 1940 a 1983.

Escola no bairro Vila Felipe recebeu visita de Mustrangi

A Escola Municipal Dr.Rubens de Castro Bomtempo recebeu a visita do prefeito Paulo Mustrangi durante a manhã desta terça-feira (17). Mustrangi, acompanhado pela secretária de Educação, Maria Alice Lima, conheceu de perto o trabalho que é realizado com os mais de 950 alunos que estudam na unidade escolar em três turnos – manhã, tarde e noite – e a sala destinada ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), que na escola conta com 34 computadores.

Mustrangi comentou sobre a instalação do ProInfo em mais de 60 unidades educacionais: “Já equipamos cerca de 60 escolas com computadores provindos do ProInfo. Anteriormente, apenas cinco escolas no máximo eram beneficiadas com algum tipo de projeto voltado para a inclusão digital. Tenho certeza que vamos chegar a marca de 100 escolas equipadas com o programa em toda cidade e permitir que nossas crianças tenham acesso garantido a tecnologia. Estou oferecendo aos alunos da rede municipal uma educação de ponta e prepará-los para o mercado de trabalho em um futuro próximo é prioridade no meu governo”, enfatizou o prefeito.

A diretora Eliane de Souza também se mostrou muito entusiasmada com os computadores e disse que “as pessoas mais idosas, que estudam no turno da noite, são as maiores beneficiadas. Muitos não acreditam que possam ter acesso aos computadores e se mostraram eufóricos com a novidade”, afirmou ela.

Outra boa notícia para os alunos e moradores da região é que o prefeito autorizou a reforma da quadra de esportes e a construção de uma área de lazer. “Estou providenciando melhorias em todos os bairros que tenho visitado. No Cantinho da Esperança, local esquecido há muito tempo, já determinei a reforma da quadra e investimento em diversas áreas. O sistema de saneamento e a água potável também estão chegando a comunidade. O trabalho do governo municipal está em todos os lugares e só não enxerga quem não quer”.

Mustrangi também conversou com alunos e ressaltou que “o único bem que ninguém pode nos tirar é o saber. O conhecimento que cada aluno adquire é de suma importância. Cada estudante deve ter em mente que apostar nos estudos é o maior investimento a se fazer”, concluiu Mustrangi.
Prefeito também visita fábrica de equipamentos agroindustriais – O prefeito Paulo Mustrangi também visitou a fábrica Pardal Tecnologia Agroindústria, que iniciou suas atividades em 1980 na cidade, precisamente no bairro Vila Felipe, de propriedade do empresário Luis Araújo de Souza (Pardal). Mustrangi pode conhecer um pouco do sistema de construção dos desidratadores de alimentos, entre outros produtos fabricados. A empresa exporta suas máquinas para outros países, como Angola, e para estados da federação, como 78 desidratadores de alimentos entregues para o governo da Bahia, após a empresa sair vencedora de uma licitação.

Comunidade escolar do Caxambú terá transporte a partir de setembro

A Secretária Municipal de Educação, professora Maria Alice Lima, determinou abertura de processo administrativo, já protocolado na Secretaria Municipal de Administração e de Recursos Humanos, para a contratação emergencial de serviços de transportes para atender, a partir do início de setembro, os 114 alunos do bairro Caxambu, ainda não contemplados com o serviço de transporte escolar, oferecido aos alunos das escolas municipais e municipalizadas localizadas em áreas de difícil acesso.

“ Trata-se de uma rota nova e vamos, de imediato, tomar as devidas providências para que esses alunos tenham conforto e segurança na ida e no retorno da escola”, disse Maria Alice.

Os alunos matriculados na Escola Municipal Aberlardo De Lamari passarão a contar com um microônibus que vai atender às localidades da Mata do Banco e Represa, percorrendo, em média, seis quilômetros por dia.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação atende a aproximadamente dois mil alunos com o transporte de difícil acesso nas localidades rurais do município, como Brejal, Posse, Taquaril, Secretário, Pedro do Rio, Cuiabá, Santa Mônica, Tacubira, Vale das Videiras, BR 040, Fazenda Inglesa e Rocio. Ainda este ano, a Secretaria de Educação pretende reforçar o transporte escolar através dos quatro ônibus que foram doados à Prefeitura de Petrópolis pelo Governo do Estado. Esses quatro ônibus, segundo a Secretaria de Educação, estão aguardando a documentação do Governo do Estado para serem colocados à disposição do transporte escolar. Um dos ônibus, devidamente adaptado, vai atender alunos com necessidades especiais.

Escola Municipal Bataillard, da Mosela, para o mundo

Em 1992, quando foi inaugurada, a Escola Municipal Bataillard, no bairro da Mosela, foi renegada pelas três mil famílias moradoras à época. Eles não acreditavam no potencial escolar que viria, certamente, com o tempo. Ao completar neste domingo, dia 15 de agosto, 18 anos, muitos são os motivos para comemorar. Em 2010, esta unidade superou o desempenho previsto no INDEB – Índice do Desenvolvimento da Educação Brasileira. Ela já conquistou o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, colocando-se como a primeira no estado do Rio de Janeiro e a sexta no Brasil. Em três anos seguidos, ficou entre as três melhores escolas no Estado, ao conquistar o prêmio Qualidade Rio – ISO 9001, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, também na categoria gestão escolar. É pioneira em Petrópolis, na instalação do projeto “Sala Verde “, do Ministério do Meio Ambiente, Unesco e Programa Fome de Livro, que equipou e forneceu livros, vídeos, CDs, DVDs relacionados ao meio ambiente, para consultas dos alunos, professores e principalmente da comunidade. Hoje, o nome da Escola já foi divulgado em mais de 31 países, através de outro projeto pioneiro: o “Postcrossing” – troca de postais traduzido para o português.

A conquista do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar rendeu a diretora Sandra Luzia Reis, há exatos 18 anos na escola - o primeiro como professora e os demais como diretora, uma viagem aos Estados Unidos para curso em gestão escolar nas cidades de Washington e Kentuchy financiado pela Embaixada Americana no Brasil. A experiência adquirida durante 20 dias no exterior, foi colocada logo em prática. A escola Bataillard evoluiu de forma estrondosa. Melhoria na disciplina e no desempenho escolar, melhoria significativa do aluno no sistema de inclusão, formação de platéias críticas e interessadas em arte e cultura, participação em diversos eventos como Mostra de Teatro, Brasil Musical, Ano do Japão no Brasil, Ano da França no Brasil, Dia do Desafio no Laboratório Nacional de Computação Científica, apresentações em diversas escolas municipais, dentre outros. Com a missão de oferecer uma educação que contribua para a formação integral do cidadão, promovendo o desenvolvimento social e cultural, coloca a Escola Municipal Bataillard como instituição pública municipal como modelo no Estado do Rio de Janeiro.
Postcrossing

O Postcrossing é um projeto baseado na internet que consiste na troca de postais entre os membros registrados. Por iniciativa da própria diretora, juntamente com a professora de inglês da Escola, Adriana Salim, este projeto foi colocado em prática no segundo semestre de 2009, aberto aos alunos do 9º ano. Os alunos aprendem todos os passos para a criação de seu próprio “ Postcrossing“. Primeiro, é necessário que o aluno se inscreva no site – www.postcrossing.com , criando o seu perfil em inglês. Esse perfil consiste no nome, endereço ( no caso da escola ) e orientação sobre o tipo de cartão que o usuário gostaria de receber. O site, de imediato, disponibiliza cinco endereços aleatórios para que a pessoa mande seus primeiros cartões. Ao receber um cartão, é necessário registrá-lo no site. Todo cartão tem um ID composto de duas letras, que representam seu país de origem e uma numeração. Esse ID é disponibilizado junto com o endereço do cartão a ser enviado e o acesso ao perfil do destinatário. Cada cartão recebido pelo destinatário e registrado no site, permite que o remetente tenha seu endereço disponibilizado. A partir daí, o aluno começa a receber os cartões. A Escola já enviou e recebeu mais de 100 cartões postais mencionando o nome da Escola e de Petrópolis em mais de 30 países. A meta para os próximos dois anos é atingir 211 países.

“ Fico feliz de te enviar este cartão postal bonitinho de Taiwan. Espero que você goste. Aproveitei para selecionar alguns selos, já que você gosta. Estou muito feliz por conhecê-la através do Postcrossing “. O texto faz parte do cartão postal que a aluna Thamilly Freitas Austin, de 14 anos, do 9º ano, recebeu de Anita Chen, que fala inglês e espanhol fluentemente, reside na cidade de Koahsiung, no sul de Taiwan. Super despachada, Thamilly já recebeu e enviou postcrossing para vários países. “ Adoro colecionar selos e tenho recebido vários através desse site. Estou conhecendo várias pessoas e praticando bastante o inglês. Além disso, estou conhecendo a cultura de vários países “, disse Thamilly que tem o maior desejo de conhecer os Estados Unidos.

Recentemente, a escola recebeu de doação um MP4. De imediato, os alunos rifaram o aparelho e reverteram o lucro, de R$ 259, em postagem no postcrossing. Segundo a professora Adriana Salim, se gasta, em média, para cada postagem, R$ 2,25 – R$ 1,00 para o cartão postal e R$ 1,25 para cada postagem (econômica), dependo do país. Esses R$ 259 possibilitaram o envio de 115 cartões. Todos os cartões, independentes de que parte do mundo venha, são escritos em inglês. O ganho dos alunos está em ler e escrever cada um dos cartões e interpretar o perfil do destinatário para quem estará enviando o seu próximo cartão, além de ampliar seu horizonte cultural. No projeto todos interagem lendo os cartões uns dos outros e se ajudam no momento de escrever e ler o perfil do destinatário.

Este ano, foi incorporado ao projeto, uma visita à Agência dos Correios e Telégrafos para conhecer suas instalações e seu funcionamento. Em função do sucesso do projeto, a diretora Sandra Luzia Reis idealizou um cartão comemorativo dos 18 anos da Escola Municipal Batailllard, que passará ser utilizado pelos alunos neste projeto. O lançamento deste cartão acontece na segunda-feira, dia 16, na própria escola. A escola pensa em criar uma campanha onde a população doe postais e selos para que o projeto alcance ainda mais os seus objetivos.

Leitura e Meio Ambiente

O estímulo a prática da leitura, outro projeto interessante da Escola Municipal Bataillard, é outro sucesso. A Sala de Leitura, com mais de três mil títulos, organizado dentro da concepção de gestão escolar implantado pela diretora Sandra, já motivou oito alunos, Jessica Cristina, Stephanie Salvador, Bruno Battar, Jéssica Vieira, Bruno Martins, Raquel Miranda, Letícia dos Santos e Ana Luzia Rodrigues a escreverem seus próprios livros. São releituras de Luiz Fernando Veríssimo, Ziraldo, Monteiro Lobato, dentre outros. Outro projeto na área ambiental, desenvolvido pelo professor Carlos Alexandre Ribeiro Duarte, coordenador do Laboratório de Educação Ambiental e Saúde da Escola Bataillard, é o “ Conhecendo a Mata Atlântica “, cujo objetivo é ampliar o conhecimento dos alunos, com respeito ao Bioma Mata Atlântica, reconhecendo sua importância biológica,social, cultural e econômica, bem como a fauna e flora.

O nome da escola é uma homenagem ao francês Eugênio Bataillard, fabricante de queijos e vinhos. Ele adquiriu em 1850, um grande pedaço de terra entre a Mosela e o Quarteirão Brasileiro. Como não tinha filhos, após a sua morte, a área passou a pertencer ao município. O Imperador Pedro II gostava de frequentar a Mosela, onde degustava os vinhos e queijos de Eugênio Bataillard. A diretora Sandra Reis, através de pesquisa, encontrou na Suiça um dos parentes de Eugênio, de nome Julius Bataillard, que atualmente é um importante produtor de vinho , que não poderia ter outro nome, a não ser Bataillard.

Culturas e crenças dos jovens no Brasil em pesquisa

O Setor Universidades, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), estão desenvolvendo uma pesquisa sobre os aspectos culturais e crenças da juventude brasileira.

A finalidade principal do levantamento será dispor um conjunto de dados sobre aspectos culturais e crenças da juventude do Brasil, com análises possíveis, úteis para o aperfeiçoamento - direto ou indireto - das iniciativas para a juventude.

O coordenador nacional da Pastoral da Universidade pela ANEC, Irmão Adriano Brollo, pede a colaboração de todos: importante para avaliar e qualificar a ação junto aos jovens e promover projetos de estudos e publicações sobre a temática.

Ele garante o respeito total do anonimato e a confidencialidade da pesquisa, cujo período de aplicação será de junho a outubro. Depois, os resultados serão compilados e analisados.

Para participar da investigação, preencha o questionário acessando o link abaixo:

Secretaria de Educação de Petrópolis alfabetiza alunos em ambientes hospitalares

Apesar dos sérios problemas de saúde, Adrian Oliveira Salgado, de 9 anos, é uma criança extremamente feliz. Além disso, é dono de uma simpatia de fazer inveja. Desde o seu nascimento, em Petrópolis, no dia 11 de julho de 2001, ele passou a viver em ambientais hospitalares. Portador de cardiopatia congênita, teve uma série de complicações com um ano e meio de idade, depois de sofrer a primeira intervenção cirúrgica corretiva do coração. Inúmeras paradas cardíacas deixaram seqüelas como grave deficiência respiratória e a paralisação dos membros inferiores. Adrian respira com auxílio de aparelhos, alimenta-se através de sonda e sua mentalidade não corresponde à idade. Ele fica eufórico quando chega visita em seu quarto de número 404, no Hospital Unimed. Em nove anos de internação, só esteve em sua casa por 30 dias. Cercado de médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e da própria família, Adrian é um dos quase 50 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. Ele está inserido no projeto de atendimento educacional especializado em ambientes hospitalares da Secretaria Municipal de Educação, que disponibiliza material escolar e professora para atendê-lo duas vezes por semana.

Além de Adrian, mais 25 pacientes institucionalizados, portadores de paralisia cerebral severa, internados no Sanatório Oswaldo Cruz, recebem a devida atenção dos profissionais da Secretaria de Educação de Petrópolis. O projeto de classes hospitalares desenvolvido aqui, foi selecionado e apresentado em maio desde ano, durante a VI Conferência Latino Americana de Inclusão – O que é Ética , realizado na Costa Rica, na América Central, pela professora Wanda Borsato, que coordenada a educação especial no município.
Para os médicos que assistem esses pacientes, o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação tem contribuindo de forma grandiosa na qualidade de vida e na recuperação da auto estima deles. O direito à educação se expressa como direito à aprendizagem e à escolarização, traduzido, fundamental e prioritariamente, pelo acesso à escola de educação básica, considerada como ensino obrigatório, de acordo com a Constituição Federal Brasileira. Isso, pelo menos em Petrópolis, tem sido cumprido “ao pé da letra”. Em uma semana no cargo de secretária de Educação, a professora Maria Alice Lima, fez questão de ver de perto o trabalho que a equipe de Educação Especial está realizando e aproveitou para conhecer o simpático Adrian.
Cuidados Especiais – Lidar com Adrian requer todo cuidado. Além de capacitadas, as professoras do município recebem orientação dos médicos para conviver com o menino, que é fã do Homem Aranha, herói das telas e dos quadrinhos. O material didático, brinquedos feito por ele e as professoras utilizando material reciclável, a partir do momento que entram no quarto, não pode mais sair, afim de não propagar a bactéria MRSA.

A MRSA é a sigla inglesa para Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina, nome de uma bactéria da família da Staphylococcus Aureus. O Staphylococcus Aureus é um tipo comum de bactéria. Cerca de 1 em cada 3 pessoas tem essa bactéria na superfície da pele ou no nariz, sem desenvolver uma infecção. A isto se chama estar colonizado com a bactéria. Mas se esta bactéria conseguir entrar no corpo através de uma fenda na pele pode causar uma infecção. Adrian, por sua baixa imunidade, coloniza a MRSA. Os professores são obrigados a utilizar traje de precaução de contato para lidar com o menino.

De acordo com as professoras da rede municipal, Adrian é interessado, presta bastante atenção nas aulas e, acima de tudo, tem uma imensa vontade de viver. “Estou super feliz por ter conhecido esta criança. Ele é simplesmente demais. Adrian e outras crianças especiais merecem todo o nosso carinho e respeito”, comentou a Secretária de Educação, Maria Alice, depois de deixar o quarto de Adrian.

Pacientes com paralisia cerebral
também são assistidos pela Educação

No Sanatório Oswaldo Cruz, em Corrêas, 25 pacientes com paralisia cerebral tem aulas de segunda a sexta-feira, de 8 às 16 horas. A sala de aula, com móveis adaptados, tem de tudo que uma sala normal possui. Bruno, de 25 anos, autista, sabe ler e escrever perfeitamente. É aplicado e está sempre disposto a aprender, segundo a sua professora Marise Campeão, que está alfabetizando outros alunos, com paralisia. O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente.

Na Escola Santa Maria Goretti, no Bingen, 10 alunos especiais, com deficiências visual, celebral, e mental, convivem regularmente com os demais alunos, sem considerar o aspecto segregativo.

Recital da Amizade em benefício da Associação Espaço Educativo São Charbel

Amanhã, dia 6 de agosto, acontece na Escola de Música da Universidade Católica de Petrópolis (Rua Benjamin Cosntant), o Recital da Amizade com o pionoforte e solista Marco Laganã e com a cantora lirica, Cristina Ferreti.

O recital é em benefício da Associação Espaço Educativo São Charbel, localizado no Caxambu.

O recital acontece às 20h e o ingresso custa R$ 10.

Mais informações e compra dos ingressos pelo telefone 2243-2692.

Enem: Instituto esclarece ocorrido com os inscritos em 2007, 2008 e 2009

A propósito das notícias publicadas nesta quarta-feira, 4, sobre os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007, 2008 e 2009, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) esclarece:

1. As informações sobre os inscritos, dispostas em banco de dados do Inep, eram armazenadas em área reservada da página eletrônica do instituto, com endereço específico, e liberadas para as instituições de educação superior que as pedissem para utilização em seus processos seletivos. As instituições comprometiam-se a não divulgar os dados e teriam acesso a eles por meio de usuário e senha.

2. Ao tomar conhecimento de que o endereço na área reservada se tornara público, o Inep fechou o endereço específico.

3. A direção do Inep apura causas e responsabilidades sobre o ocorrido.

Curso semipresencial de educação ambiental com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o curso de educação ambiental e agenda 21 escolar Formando Elos de Cidadania para o segundo semestre de 2010. O curso será semipresencial, com três encontros e atividades online e a carga horária total será de 120 horas. É necessário que os interessados tenham noções de internet e informática para acessarem a plataforma do curso, porém, não é necessário ser professor ou funcionário público.

Os encontros presenciais serão realizados em polos localizados na capital (Uerj) e no interior do Estado do Rio de Janeiro (a serem escolhidos). As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 25 de agosto pelo endereço: http://plat-srv6.cederj.edu.br/sisinsc. Os alunos receberão um certificado de conclusão de curso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Para mais informações, entre em contato com a secretaria do curso pelo telefone 0800-0215949 ou (21) 2334-0644, ou pelo e-mail: coordenacaoagenda21@gmail.com.

Universidade Brasil- África- Ásia e Portugal começa em 2011

A Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira, Unilab, vai ocupar um prédio cedido pela Prefeitura de Redenção (CE) para abrigar, por dois anos, reitoria, biblioteca, salas de aula, laboratórios e restaurante.

Os cinco primeiros cursos terão 350 vagas, sendo 175 para brasileiros e 175 para estudantes oriundos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau. As aulas estão previstas para o primeiro semestre de 2011. O presidente da comissão de implantação da universidade, Paulo Speller.

A seleção dos estudantes brasileiros será com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e dos estrangeiros terá processos diferenciados. Os primeiros cursos são de enfermagem, agronomia, administração pública, engenharia de energia e licenciatura em ciências da natureza e matemática. Cada curso terá 70 vagas.

O diferencial da Unilab, segundo Speller, será a inserção regional e o olhar para as potencialidades e carências do estado e da região Nordeste, além do intercâmbio com os países africanos. A instituição já identificou necessidades de quadros profissionais em saneamento básico e para a produção de flores, que é uma vocação regional e fonte de divisas de exportação para a Europa.

Reitor quer inaugurar escolas previstas no plano de expansão

Tomou posse nesta segunda-feira, 2, no Ministério da Educação, em Brasília, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira Costa. O dirigente destacou que seu principal trabalho será o de inaugurar as primeiras escolas da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no interior do estado.

“Alagoas ainda não inaugurou nenhuma escola da expansão. Até o fim do ano, queremos ter pelo menos duas novas unidades”, disse o novo reitor. Para ele, a interiorização dos campi permitirá a melhoria das condições de educação no estado.

Na visão do ministro da Educação, Fernando Haddad, a mudança no patamar do ensino dos alagoanos é urgente. “O índice de desenvolvimento da educação básica do país só crescerá se todos os estados avançarem juntos”, ressaltou. Haddad acredita que a presença do instituto federal em Alagoas é essencial para disseminar práticas pedagógicas inovadoras e contribuir, assim, para a melhoria da qualidade do ensino.

O professor Sérgio Costa é engenheiro químico há mais de 30 anos, especialista em saneamento e em engenharia de produção, mestre em engenharia de produção e doutorando em ciências da educação. Tem experiência como engenheiro no setor sucroalcooleiro de Alagoas e como professor no ensino público estadual. Atua há 26 anos no instituto federal do estado. Entre diversos cargos, atuou como chefe de laboratório, coordenador de curso, diretor de comissões de concursos públicos, diretor de ensino e diretor-geral do campus de Maceió. (Fonte: MEC)

Obra sobre História da África é traduzida para uso em licenciaturas

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) concluiu a tradução e atualização ortográfica dos oito volumes da coleção História Geral da África. As obras constituem material de referência que serão usados nos cursos de formação de professores em História da África e relações etnicorraciais e em cursos de graduação, especialmente nas licenciaturas e pedagogia.

A coleção é reconhecida como a principal obra de referência internacional sobre o continente africano, informa o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar, Valter Silvério. Foi publicada pela primeira vez no final da década de 1980, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Agora, explica Silvério, a coleção será publicada pelo MEC e distribuída para os centros de formação de professores da educação básica das universidades e para pesquisa em bibliotecas. A expectativa de Silvério é que o MEC publique a coleção em novembro deste ano.

Durante dois anos, a pedido do Ministério da Educação, a UFSCar coordenou a atualização ortográfica dos volumes da coleção já traduzidos pela Unesco: Metodologia e Pré-História, Antiga Civilização, África dos Séculos XII a XVI e A Dominação Colonial de 1880 a 1935.

No mesmo período, contratou tradutores da língua francesa para o português, que trabalharam nos outros quatro livros: África do século VII ao XI, África dos séculos XVI ao XVIII, África dos séculos XIX a 1880, e África de 1935 em diante, que é o oitavo volume.

Na avaliação do professor Valter Silvério, a coleção vai ajudar a suprir uma lacuna em nossa formação sobre o legado africano. A dimensão dos conteúdos, diz, vai além da história européia. “Abrange a história mundial dos povos originários”. Atende, ainda, a questão política atual de aproximação e aprofundamento do diálogo Sul-Sul, do estreitamento das relações do Brasil com o continente africano, além de ser útil para os países da África portuguesa.

Histórias cruzadas – A Universidade Federal de São Carlos também desenvolve outro projeto encomendado pelo MEC. Brasil-África – histórias cruzadas é um material para uso pedagógico de estudantes da educação básica pública, para professores e alunos das licenciaturas. Valter Silvério explica que os materiais abordam a cultura brasileira e a cultura africana com conteúdos e ilustrações apropriados para cada etapa da educação básica.

São volumes específicos para a educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Para os professores que vão trabalhar esses conteúdos na sala de aula e para os alunos das licenciaturas, o projeto desenvolveu dois cadernos de estudos sobre História da África e um guia de orientação pedagógica.

Para criar a coleção Brasil-África – histórias cruzadas, a UFSCar contratou pesquisadores das cinco regiões do país para reunir materiais sobre a influência da cultura africana na vida dos brasileiros do norte, do sul, do nordeste, do centro-oeste e do sudeste. É um trabalho complexo e demorado, segundo Silvério. Esse projeto, que está em andamento, tem uma tríplice parceria – MEC, UFSCar e Unesco.

Pedidos – Em 2008, o Ministério da Educação selecionou 27 universidades públicas, federais e estaduais, para organizar cursos de formação de professores (aperfeiçoamento, especialização ou extensão) e produção de materiais didaticopedagógicos na temática etnicorracial. A abordagem dos conteúdos segue o que determina a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Os materiais didáticos e a qualificação de professores foram solicitados por 72% dos municípios nos planos de ações articuladas (PAR), em 2007 e 2008.

Para executar essa tarefa, as 27 universidades receberam R$ 3,6 milhões do Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Públicas de Educação Superior (Uniafro). Cada projeto recebeu entre R$ 100 mil e R$ 150 mil. Das 27 instituições, a UFSCar foi selecionada para criar materiais didáticos e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para produzir vídeos.

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é um diagnóstico e planejamento das ações educacionais realizado por estados e municípios para um período de cinco anos, de 2007 a 2011. (Fonte: MEC)

Em setembro maratona escolar

Em setembro, com data a ser definida, será realizada a Maratona Escolar Cidade de Petrópolis, aberto pra alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, das redes municipal, estadual e particular de ensino.
As provas acontecem no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio e os melhores trabalhos nas matérias de português, matemática e história e geografia de Petrópolis serão premiados.

Abertura do concurso de releitura da vida e obra de Carlos Oswald será dia 11

No próximo dia 11, às 16 horas, no teatro Afonso Arinos do Centro de Cultura Alceu Amoroso Lima, está programado a abertura do Concurso Municipal de Releitura da Vida e Obra do artista plástico Carlos Oswald (1882-1971 ), aberto somente para as escolas da rede. Na ocasião, será exibido o documentário longa metragem “Carlos Oswald – O Poeta da Luz”, de Regis Faria, com o ator Fernando Eiras no papel do artista.
O concurso vai premiar alunos da educação infantil ao ensino médio nas categorias pintura, literatura e esculturas. Oswaldo morou em Petrópolis por mais de 40 anos e é autor, dentre outras, do desenho do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; do Trono de Fátima, em Petrópolis – ambas as obras encomendadas por Heitor da Silva Costa, dos vitrais e painéis da Catedral de São Pedro de Alcântara. Oswald trouxe para o Brasil, em 1913, a técnica da gravura em metal como objeto de arte.

Secretaria de Educação fala sobre projetos para este semestre

A secretária municipal de Educação de Petrópolis, Maria Alice Lima, depois de comemorar o reinício do ano letivo de 2010 com a presença maciça dos alunos e professores nas 184 escolas da rede, aproveitou para antecipar que o segundo semestre será recheado de atividades culturais e educacionais, projetos fora da grade curricular, mobilizando 100% dos alunos e professores das escolas municipais. “Estou muito feliz com a situação retomada na rede educacional de ensino em Petrópolis. Vamos trabalhar empregando muita seriedade e dedicação. As perspectivas são ótimas. Já temos programado o IV Festival de Vídeo das Escolas, Concurso de Releitura da Vida e Obras do artista plástico Carlos Oswald e a Maratona Escolar com início previsto para setembro próximo”, disse animada, Maria Alice.
O projeto Festival de Vídeo nas Escolas Municipais, em sua quarta edição, já conta com 43 escolas inscritas. Os trabalhos selecionados, nas mais diversas categorias, que este ano trabalha com o tema “Escola e Cidadania”, serão selecionados e depois exibidos na grade de programação da TV Escola, o canal da educação. Trata-se de uma emissora pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender.
Diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Petrópolis já foram exibidos pela TV Escola. Em 2011, segundo a responsável pelo Departamento de Áudio Visual da Secretaria de Educação, professora Ana Lúcia Oliveira Santos, Petrópolis passará a contar, espontaneamente, com um mês na grade de exibição da emissora, a partir de março, às 13 horas, com reprise às 20 horas.

Evento na UFRRJ debate soberania alimentar e agricultura agroecológica

Os encantamentos do Rio de Janeiro não se limitam apenas a seus pontos turísticos, para onde os olhares estão voltados. Um segmento importante para o desenvolvimento rural do estado, e para onde poucos olham, diz respeito à agricultura familiar.

Para dar maior visibilidade a este segmento, trocar experiências e debater propostas e ações que fortaleçam a agricultura familiar, será realizado nos dias 5 a 7 de agosto o II Encontro de Agroecologia do Rio de Janeiro.

O evento acontece na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e deverá reunir em torno de 400 participantes, entre produtores da agricultura familiar, assentados da reforma agrária, extensionistas, professores e pesquisadores.

Apesar das dificuldades enfrentadas e da pouca valorização atribuída a este segmento, agricultores familiares de todo o estado do Rio de Janeiro vêm desenvolvendo estratégias de reprodução e mostrando resistência quando os assuntos são produção de alimentos, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento local.

O encontro é organizado por mais de 20 movimentos e organizações que compõem a Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro, estruturada desde 2006, a partir da identificação e sistematização de experiências com o objetivo de tirá-las do isolamento.

Para mais informações sobre a Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro ver http://articulacaorj.blogspot.com/

Lançamento do livro do Monsenhor Paulo Daher no jantar em benefício ao Espaço Artístico e Musical do Retiro

No dia 14 de agosto, Monsenhor Paulo Daher fará o lançamento do seu livro – Os sacramentos da Igreja de Cristo – Fonte de Vida Cristã – durante o jantar comemorativo ao seu aniversário e em benefício ao Espaço Artístico e Musical, localizado na Escola Paroquial Carlos Demiá, no Retiro, ao lado da Igreja São Tomás de Aquino. Toda renda do jantar e uma parte da venda do livro será para o Espaço Artístico e Musical, criado por Monsenhor Daher para fornecer gratuitamente as crianças carentes formação musical.
O Espaço Artístico e Musical foi inaugurado este ano, com objetivo de atender inicialmente os alunos da Escola Paroquial Carlos Demiá e aos poucos abrir vagas para participação de alunos de outras unidades de ensino. Além do salão, todo decorado com pintura na parede pelo artista André Cross, que pintou personagens a partir das notas musicais com instrumentos, o prédio conta com salas para atendimento individual dos alunos. Por ser um Espaço Artístico, além da música, outras manifestações culturais também serão desenvolvidas, como a dança, que já conta com um grupo de alunos.
O projeto de construção de um espaço para formação musical das crianças nasceu a partir do trabalho desenvolvido com as escolas paroquiais, ao perceber o quanto a música alegra as crianças e os adolescentes. Monsenhor Paulo disse que na visita as escolas paroquiais em diversos momentos percebeu a necessidade da formação musical e “pensava numa forma de atender as crianças carentes e agora concretizamos um sonho”.
O livro – Os sacramentos da Igreja de Cristo – Fonte de Vida Cristã – mostra que os sacramentos da Igreja de Cristo são sinais e ações de salvação da parte de Cristo após sua ida aos céus. São riquezas espirituais que dão-nos força para nossa caminhada. A preparação para receber qualquer sacramento coloca-me na disposição de abrir-me a Deus para que Ele realize o ideal de minha vida.
Os sacramentos de Iniciação cristã oferecem-nos a graça primeira da vida divina e da aceitação de trabalhar no Reino de Cristo. Com a escolha de um estado de vida a Ordem e o Matrimônio, qualificam a pessoa em sua vida pessoal e para a comunidade. Para hora de sérios sofrimentos ou preparação para a morte, diante de grave doença, a Unção dos Enfermos é força de Deus. O alimento permanente e necessário para cada dia da vida cristã é favorecido pela Penitência e Eucaristia. Aproveitando bem as graças que o Senhor nos dá por meio dos sacramentos nos renovaremos, amadurecendo na fé e na missão.
Como o Espaço Artístico não tem por objetivo atender crianças das escolas públicas, inicialmente municipais, os coordenadores do projeto estão promovendo eventos para arrecadar recursos para as obras e para manutenção do espaço. Por este motivo, a realização do jantar de adesão, comemorativo ao aniversário do Monsenhor Paulo Daher e aproveitando o evento para o lançamento e noite de autógrafos do livro do Monsenhor.
O convite do jantar é R$ 15 e o livro será vendido a R$ 10. As pessoas interessadas em adquirir o convite e comprar o livro podem entrar em contato pelo telefone 2231-5212.

Maria Alice Lima será a nova Secretária de Educação

O prefeito Paulo Mustrangi escolheu a professora Maria Alice Lima, que atualmente estava na direção adjunta da Escola Municipal Salvador Kling, para assumir o cargo de Secretária de Educação do município. A escolha foi feita depois do prefeito se reunir com diversos professores, que solicitaram que o novo titular da pasta fosse integrante da rede municipal.

“A escolha da nova secretária de Educação é fruto de um processo de diálogo aberto com os profissionais da rede. Tenho certeza que a professora Maria Alice dará continuidade à diversas ações bem sucedidas da professora Sandra La Cava. Além disso, ela terá o grande desafio de implementar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério, plano este que começará a ser discutido e analisado pelos profissionais neste segundo semestre. A aceitação de seu nome em toda rede foi fundamental para minha escolha”, declarou o prefeito.

Maria Alice Lima possui 28 anos de magistério, sendo 18 deles dedicados à rede municipal. Começou na Prefeitura em 1992, como professora de Língua Portuguesa do Liceu Municipal Professor Cordolino Ambrósio e foi a primeira diretora do Centro de Capacitação Frei Memória. Possui mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense(2002), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990) e graduação em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis (1984). Atualmente é Professora titular da Universidade Estácio de Sá, Professora titular do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Diretora
Adjunta e Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas da Educação Básica, Administração e Gestão Escolar, Didática da Educação Profissional, Relações Interpessoais, Metodologia; Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Andragogia.

“Tenho o maior respeito e admiração pela professora e ex-secretária Sandra La Cava, que começou um trabalho de reestruturação de toda nossa rede. Assumir o comando da secretaria, neste momento, e diante de tantos desafios que já me foram expostos pelo prefeito Paulo Mustrangi, será realmente um novo desafio em minha carreira. A o setor de educação de nosso município passa por um momento gratificante, com tantas escolas conquistando índices previstos pelo Ideb somente para 2011. Temos muito trabalho pela frente, mas tenho certeza que estamos no caminho certo. O PCCS da categoria, esperado há tanto tempo e compromisso do prefeito, é apenas uma prova disso”, comentou a nova secretária de Educação.

A nova secretária de Educação toma posse na próxima quinta-feira, 29, às 10 horas, no Palácio Sérgio Fadel, sede da Prefeitura de Petrópolis.

Merenda escolar será composta por produção de agricultores familiares de Petrópolis

Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA) e a Secretaria Municipal de Educação vão assinar o convênio com a Associação dos Hortifrutigranjeiros do Estado do Rio de Janeiro – Seção Petrópolis para o fornecimento de frutas, legumes e verduras produzidos pelos agricultores familiares de Petrópolis para a merenda escolar da rede de ensino municipal. O acordo será firmado no Dia do Agricultor, 28 de julho, às 10h, na Subprefeitura, no pórtico do Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava.

“Temos que incentivar os produtores do município a aumentar sua produção e a diversificar seus produtos, por isso, estão sendo criados novos espaços e oportunidades de venda para escoar os produtos. O convênio da merenda escolar vai ampliar essas condições e possibilitar ao pequeno produtor fazer contratações, o que irá impulsionar a geração de emprego e aumentar a renda do agricultor familiar”, declarou o prefeito de Petrópolis Paulo Mustrangi.

A partir do mês de agosto, 21 pequenos produtores rurais irão fornecer mais de 90.000Kg (90.743kg) de produtos nesse semestre, entre frutas, legumes, verduras e raízes, para as 184 escolas e creches do município, com uma demanda de R$ 150 mil, seguindo a tabela de preços médios da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A intenção é que no próximo semestre esse número seja ampliado, já que nesse primeiro momento os produtores irão fornecer 42,30% dos produtos da merenda e em 2001 espera-se agregar mais de 50 agricultores familiares, gerando um faturamento de R$ 400 mil.

O contrato é semestral e os produtos serão fornecidos seguindo o cardápio desenvolvido pelo setor de nutrição da Secretaria Municipal de Educação de acordo com as necessidades nutricionais dos estudantes. Os alimentos serão entregues diretamente nas escolas, com qualidade e com a aprovação dos responsáveis pela merenda de cada unidade escolar. O programa também incentiva o produtor familiar a se regularizar, já que para participar do convênio é preciso cumprir requisitos e padrões de qualidade.

“Nós produtores já estamos nos organizando para aumentar a produção e poder ampliar a quantidade de produtos à merenda escolar. Há muito tempo buscamos por isso, e agora conquistamos esse convênio que vai beneficiar muito o agricultor familiar. É um grande incentivo para o setor no município”, declarou Marco Ávila, da Apherj e do SindRural.