Merenda escolar será composta por produção de agricultores familiares de Petrópolis

Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA) e a Secretaria Municipal de Educação vão assinar o convênio com a Associação dos Hortifrutigranjeiros do Estado do Rio de Janeiro – Seção Petrópolis para o fornecimento de frutas, legumes e verduras produzidos pelos agricultores familiares de Petrópolis para a merenda escolar da rede de ensino municipal. O acordo será firmado no Dia do Agricultor, 28 de julho, às 10h, na Subprefeitura, no pórtico do Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava.

“Temos que incentivar os produtores do município a aumentar sua produção e a diversificar seus produtos, por isso, estão sendo criados novos espaços e oportunidades de venda para escoar os produtos. O convênio da merenda escolar vai ampliar essas condições e possibilitar ao pequeno produtor fazer contratações, o que irá impulsionar a geração de emprego e aumentar a renda do agricultor familiar”, declarou o prefeito de Petrópolis Paulo Mustrangi.

A partir do mês de agosto, 21 pequenos produtores rurais irão fornecer mais de 90.000Kg (90.743kg) de produtos nesse semestre, entre frutas, legumes, verduras e raízes, para as 184 escolas e creches do município, com uma demanda de R$ 150 mil, seguindo a tabela de preços médios da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A intenção é que no próximo semestre esse número seja ampliado, já que nesse primeiro momento os produtores irão fornecer 42,30% dos produtos da merenda e em 2001 espera-se agregar mais de 50 agricultores familiares, gerando um faturamento de R$ 400 mil.

O contrato é semestral e os produtos serão fornecidos seguindo o cardápio desenvolvido pelo setor de nutrição da Secretaria Municipal de Educação de acordo com as necessidades nutricionais dos estudantes. Os alimentos serão entregues diretamente nas escolas, com qualidade e com a aprovação dos responsáveis pela merenda de cada unidade escolar. O programa também incentiva o produtor familiar a se regularizar, já que para participar do convênio é preciso cumprir requisitos e padrões de qualidade.

“Nós produtores já estamos nos organizando para aumentar a produção e poder ampliar a quantidade de produtos à merenda escolar. Há muito tempo buscamos por isso, e agora conquistamos esse convênio que vai beneficiar muito o agricultor familiar. É um grande incentivo para o setor no município”, declarou Marco Ávila, da Apherj e do SindRural.

0 comentários:

Postar um comentário