As escolas municipais de Petrópolis tiveram um desempenho positivo no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2009), divulgado recentemente pelo Ministério da Educação. A avaliação, feita por amostragem a cada dois anos (a última foi feita em 2007), registrou o desempenho de 103 colégios da antiga 4ª série e 46 da 8ª série. No computo geral, grande parte das escolas obteve um bom rendimento na avaliação, em comparação ao ano de 2007.
Na avaliação feita pelo MEC nas 103 escolas da antiga 4ª serie, 50 unidades escolares ficaram acima da média estabelecida. Deste total, 19 escolas tiveram médias acima de 5,0 e estão próximas dos valores dos países desenvolvidos em Educação e 25 já atingiram a meta estabelecida para 2011. O mesmo acontece com as 46 escolas de 8ª série avaliadas. Do total, 21 ficaram acima da média proposta para 2009 e 15 unidades escolares também suplantaram os índices estabelecidos para o ano de 2011.
As unidades escolares que já conseguiram atingir as metas estabelecidas para 2011 foram: Instituto Metodista de Petrópolis; Escola Municipal Robert Kennedy; Escola Paroquial da Alcobaça; Escola Municipal Heitor Borges; Escola Municipal Oswaldo Cruz; Escola São Judas Tadeu; Educandário Menino Jesus; Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória; Escola Municipal Luiz Carlos Soares; Escola Paroquial Bom Jesus; Escola Municipal Dr. Paula Buarque; Escola Municipal Prof. Jandira P. Bordignon; Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio; Escola Municipal Ana Mohammad; Escola Municipal Augusto Pugnaloni; Escola Municipal Bataillard; Escola Municipal Celina Schechner; Escola Municipal Clemente Fernandes; Escola Municipal Governador Marcello Alencar; Escola Municipal Irineu Marinho; Escola Municipal Professor Prado; Escola Municipal Professora Hermínia Matheus; Escola Paroquial Loteamento Samambaia; Escola Paroquial São Francisco de Assis; Escola Santa Maria Goretti; Escola Santa Rita de Cássia; Escola São Cristóvão; Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva; Escola Municipal Fábrica do Saber; Escola Municipal João Paulo II e Escola Dr. Barros Franco.
No primeiro ciclo do ensino fundamental, Petrópolis melhorou o índice em relação ao ano de 2007, que era de 4,4. A média total de 2009 apresentada pelo MEC foi de 4,6. A somatória também mostrou que o município ficou acima da meta (4,5), proposta pelo Ministério. Já no segundo segmento, a melhora foi maior. O resultado apresentou um aumento de 8,1% em relação ao índice de 2007 (3,7) e ultrapassou a meta estipulada pelo governo federal (3,7).
“Quero parabenizar a todos os professores e profissionais da área de educação pelo trabalho realizado. Fico muito feliz em saber que diversas escolas já alcançaram as metas estipuladas para 2011. Com planejamento, investimento e capacitação os resultados aparecem”, afirmou o prefeito Paulo Mustrangi.
Outro ponto avaliado pela Secretaria de Educação é que diversas escolas municipais dos ciclos do ensino fundamental atingirão a meta proposta pelo MEC antes de 2021. De acordo com a projeção do índice, os valores considerados ideais devem ocorrer, pelo menos, nos próximos nove anos.
O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho geradas pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) com informações sobre rendimento escolar (aprovarão), que são coletadas pelo Censo da Educação Básica. Esse indicador aponta o desempenho de estudantes do final de cada etapa da educação básica, ou seja, 4ª e 8ª séries do ensino fundamental.
Escolas mal avaliadas ganharão reforço - Do total de unidades educacionais avaliadas no Ideb, algumas escolas do município tiveram avaliação negativa. O prefeito Paulo Mustrangi vai determinar que os alunos recebam aulas de reforço e tomem o índice do Ideb como uma ferramenta de estímulo para que haja uma melhora para a próxima avaliação.
0 comentários:
Postar um comentário