representante do Ministério da Educação, professora Regina Sazana, esteve nesta terça-feira, dia 20, em Petrópolis visitando as instalações de quatro das 38 escolas da rede municipal de ensino beneficiadas com o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais do Governo Federal, elogiou a Secretaria Municipal de Educação pela preocupação e avanço na questão da educação inclusiva na área da educação para deficientes auditivos e visuais no município. Dos 92 municípios do estado, 90 estão incluídos no programa. Só na capital do Estado, são 500 escolas. De acordo com a professora Wanda Lima Borsato da Silva, coordenadora de Educação Especial Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, 26 alunos com deficiência auditiva e 43 com problemas de visão são atendidos pela rede municipal.
Ex- professora de deficientes visuais, Regina Sazana é responsável pela elaboração de questionário que está analisando vários aspectos da implantação do programa, como número de alunos beneficiados, a proposta da sala de recursos multifuncionais na inserção do projeto pedagógico da escola e melhorias que ocorreram nas unidades em relação a participação dos alunos que estão freqüentando o atendimento educacional especializado. “O Ministério da Educação vai gostar de tomar conhecimento que o município de Petrópolis está realizando um trabalho sério na questão educacional especializada. Nos dias atuais, em virtude da globalização, os deficientes auditivos e visuais devem estar inseridos na educação escolar normal”, disse Sazana, acrescentando que 80% dos municípios em todo o Brasil estão cobertos com esse importante programa.
De acordo com a coordenadora da Secretaria de Educação e professora, Wanda Bosato, ao longo dos anos de 2009 e 2010, a Secretaria Municipal de Educação, através da equipe de Educação Escpecial Inclusiva, dinamizou e desenvolveu cursos de formação e capacitação de professores para atuação em Salas de Recursos.
A Escola Municipal Odete Fonseca, no bairro dos Duques, foi uma das quatro unidades visitada pela representante do MEC, que aprovou integralmente as instalações da unidade. O programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais do Ministério da Educação foi criado no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação ( PDE ), com o objetivo de apoiar os sistemas de ensino na oferta de Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados nas classes comuns de ensino regular público.
O Programa está equipando, mobiliando, oferecendo material didático-pedagógico e recursos de acessibilidade em composições de tipo I e II, como: microcomputadores, fones de ouvido, scanner, impressora a laser, teclado, mouse, lupa eletrônica, software para comunicação alternativa, entre outros equipamentos. As Escolas Terra Santa e São Judas Tadeu também foram visitadas pela representante do MEC.
0 comentários:
Postar um comentário