Festival de Vídeo nas escolas vai mostrar em 16mm cenas de Petrópolis antiga

O Festival de Vídeo nas Escolas, projeto em pleno andamento promovido pela Secretaria de Educação, trás inúmeras novidades em sua edição 2010. Os trabalhos selecionados pela comissão julgadora, formado por profissionais das áreas de televisão e publicidade do Rio de Janeiro, serão exibidos durante o mês de março de 2011, na TV Escola, órgão do Ministério da Educação.

No dia 17 de novembro, data da entrega dos prêmios as escolas vencedoras, às 13 horas, no Theatro Dom Pedro, a Secretaria de Educação, através do setor de Áudio Visual, vai prestar uma grande homenagem aos 40 de Produções Cinematográfica Cesar Nunes (1940-1980). De 19 a 26 de novembro, na sala de cinema Humberto Mauro do Centro de Cultura Raul de Leoni, serão exibidos para todos os alunos da rede municipal de ensino, filmes em película 16mm, com as principais produções jornalísticas produzidas por César Nunes. A maioria desses filmes conta com a narração do apresentador da Rede Globo, Cid Moreira.

Na programação, o centro da cidade de Petrópolis na década de 50, o presidente Jucelino Kubitischek inaugurando o Obelisco, os grandes bailes realizados na sede social do Petropolitano F.C., a visita do presidente Getúlio Vargas na Câmara Municipal de Petrópolis e até, Circuito Petrópolis de corrida de carros no centro da cidade.

A Secretária de Educação, professora Maria Alice Lima está empolgada com o Festival e garante que vai ser um sucesso: "Estou realmente impressionada com a qualidade dos trabalhos e principalmente com o empenho dos professores e alunos. Enquanto educadora e Secretária de Educação, vou estar sempre incentivando este projeto na área de áudio visual”.

Este ano, o Festival de Vídeo nas Escolas trabalha o tema: "Escola e Cidadania". São mais de 73 escolas da rede municipal de ensino inscritas no Festival, mobilizando mais de 25 mil alunos. A coordenadora do Festival, professora Ana Lúcia de Souza, responsável pelo setor de Áudio Visual da Secretaria de Educação, garante que os alunos vão curtir muito o evento devido a sua variedade na programação.

"Estou surpresa com a qualidade das produções das escolas inscritas. A Comissão Julgadora terá muito trabalho para fazer a seleção. Este festival abrange as categorias: educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação especial e ensino médio. Tem escolas que enviaram mais de uma produção. O mais interessante que durante as oficinas de vídeo aberta para os professores, eles souberam passar todo o conteúdo para os alunos que não pouparam criatividade e muita empolgação ", disse a professora Ana Lúcia de Souza.

0 comentários:

Postar um comentário