Secretaria de Educação entrega prêmios para os melhores alunos da Maratona Escolar 2010


A Secretaria de Educação realiza nesta quinta-feira (29), a partir das 13h30, no Theatro Dom Pedro, a solenidade de entrega dos prêmios aos vencedores da Maratona Escolar de Petrópolis deste ano letivo. Mais de 450 alunos de 36 escolas da rede municipal de ensino participaram do evento.
Cada unidade escolar inscreveu três alunos e um suplente - de quinto ao nono ano - para disputar as melhores notas nas disciplinas de português, matemática, história e geografia, elaborada por uma comissão de 11 professores da rede municipal. A prova foi realizada no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, no último dia 14, das 13h30 às 17h30. A pontuação dos testes variou de acordo com a disciplina. A disciplina de português, por exemplo, apresentou questões objetivas que valeram 60 pontos e as dissertações, 40 pontos.

Campanha de prevenção ao câncer de mama

Escola Salvador Kling - 10 anos de educação de qualidade no bairro Mosela

Uma missão de ação de graças, às 19 horas desta sexta-feira (24), na Igreja Matriz São Judas Tadeu, no bairro Mosela, vai marcar os 10 anos da Escola Municipal Salvador Kling que atende hoje 436 alunos, do 6º o 9º ano do fundamental. Em 2011, segundo a diretora geral , professora Mônica Aparecida Achão, novas turmas do primeiro segmento do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, serão abertas para atender a comunidade do bairro.

Com a missão de promover o desenvolvimento integral do aluno, através de ambiente crítico, inovador, inclusivo e fundamentado em valores éticos, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de auxiliar com seu conhecimento, esta unidade escolar tem inúmeros motivos para celebrar esses 10 anos de vida. No ano passado, a Salvador Kling ficou apenas três décimos da média (4.0) do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( Ideb ) e está cinco décimo da média ( 4.2 ) prevista para 2011. O indicador foi elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação.

Ousar na qualidade do ensino é “palavra de ordem” na Escola Municipal Salvador Kling. Recentemente, 35 alunos matricularam-se no curso prático e teórico de violino, ministrado pela professora Fátima Brasil, que pretende, junto com o corpo docente pedagógico da escola e a iniciativa privada, criar uma Orquestra de Violino. Em parceria com a GE Celma, o projeto “ Junior – Achievement”, está formando jovens empreendedores dentro das salas de aula. Implantado em março deste ano, o projeto “ Intra – Escola” promove inúmeros cursos como libras, pintura em madeira, dança, flauta, reforço de matemática, esporte e artes, movimentando 100% da comunidade escolar da Salvador Kling. Mas, as atividades dessa unidade não se resumem só dentro da escola. Também em março deste ano, um grupo de alunos visitou a Olimpíadas do Conhecimento, realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro, promovida pelo Senai. “ Os alunos voltaram empolgados e com muitas informações”, contou a diretora.

Dos 436 alunos matriculados, 12 são portadores de deficiência auditiva. Eles estão inseridos nas salas regulares, junto com outros colegas, tendo à disposição uma professora especializada em linguagem de sinais (libras), realizada na própria unidade. Alunos com outros comprometimentos, como imperatividade, dificuldade de aprendizagem e transtorno opositor/desafiador também recebem toda a atenção dos professores. Falar sobre essa escola, onde foi diretora adjunta e orientadora pedagógica por nove anos, deixa a Secretária de Educação, professora Maria Alice Lima emocionada: “ Ter feito parte dessa comunidade escolar me deixa orgulhosa. Acrescentou muito à minha profissão de educadora, sem contar, é claro, com a convivência super saudável com os professores, alunos, o pessoal de apoio e, acima de tudo, com os pais de alunos. Desejo que esta escola, de grande importância para a educação de Petrópolis, continue com seu projeto por muitos e muitos anos”, declarou a secretária de Educação.

Secretário de Obras garante que escola no Meio da Serra será reformada

A obra de reforma e ampliação da Escola Municipalizada Pedro Amado, localizada no Meio da Serra, será realizada ainda este ano. As intervenções estão previstas para o início de novembro, com o advento do processo licitatório. De acordo com o secretário de Obras, Stênio Nery, o fato de a localidade ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), impossibilitou que a Secretaria de Obras realizasse a obra sem a anuência prévia do órgão federal e a tramitação do processo de liberação se estendeu além do tempo programado.
“A comunidade pode ficar tranquila que a obra de reforma e ampliação será realizada. Temos que seguir os trâmites legais das instituições envolvidas para que o trabalho seja feito em consonância com o parecer da entidade responsável pelo tombamento da área. Agora com a liberação, vamos promover a obra e oferecer a comunidade uma escola de qualidade”, acrescentou.
Em agosto deste ano, o IPHAN autorizou em definitivo a realização da obra. Orçada em R$ 599 mil, a intervenção prevê a construção de três salas de aula e a reforma dos 306 metros quadrados do prédio principal.
“Pela situação do imóvel, houve a necessidade da transferência dos alunos para a dependência da igreja. Mas volto a ressaltar aos pais, aos profissionais que atuam na unidade e, principalmente aos alunos, que as obras serão realizadas”, garantiu Stênio.

Todos os servidores da Educação serão contemplados com PCCS

Plano de Cargos, Carreiras e Salários analisado pela Secretaria de Educação vai beneficiar professores e funcionários das escolas

Os servidores da área de Educação já podem ficar mais tranqüilos. Depois de muitos anos de dúvidas e preocupações, a Secretaria Municipal de Educação vai começar a analisar o anteprojeto de lei para revisão do estatuto e para elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os servidores da área e não apenas para os profissionais do magistério.

O anteprojeto entregue pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) contemplava somente os professores e será readequado para ficar de acordo com o Parecer 09/2010, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, de 5 de maio de 2010, que integra outros componentes da escola - inspetor de disciplina, merendeira, secretário de escola, zelador, auxiliar escolar, cozinheira, agente de apoio da educação e auxiliar de serviços operacionais, como funcionários da Educação Básica pública. Desta forma, o PCCS da Educação atenderá a Legislação, bem como todos os profissionais da área, uma vontade antiga do Prefeito Paulo Mustrangi.

Segundo a secretária de Educação, professora Maria Alice Lima, com a readequação, o PCCS ficará mais próximo do real. “ Tenho certeza que esta é a vontade de todos os profissionais da Educação. Durante a última greve, esta foi uma das reivindicações dos demais servidores, que não queriam que o PCCS contemplasse apenas os professores. Tenho certeza, que como esta é uma vontade dos servidores, todos entenderão que o calendário anteriormente elaborado, sofrerá pequenas alterações para que todas as categorias sejam contemplados pelo plano”, explicou a secretária, Maria Alice, que esteve reunida durante toda a última segunda-feira (13) no Liceu Municipal Prof. Cordolino Ambrósio, analisando o anteprojeto e o parecer do Conselho Nacional de Educação, junto com comissão interna da secretaria de Educação e com o Procurador Geral do município, Henry Grazinoli.

Maria Alice explicou que com a readequação do PCCS, outras reuniões se farão necessárias ampliando assim, o prazo de conclusão do trabalho. “ Já entramos na fase final de readequação do PCCS e partiremos para um estudo criterioso sobre o impacto financeiro e , tão logo concluída esta fase, vamos encaminhar através dos diretores das escolas o anteprojeto para ser analisado por toda as comunidades escolares. Em seguida, será feito a devolutivas pelas escolas com sugestões e, depois, encaminharemos para o prefeito “.

O novo Parecer do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, do Ministério da Educação, criou a inédita oportunidade para que os funcionários da Educação Básica pública fossem reconhecidos e valorizados como integrantes do processo educativo. “ Às vezes, o tempo pode ser nosso grande aliado. Portanto, vamos estender um pouco mais o prazo para concluir com eficácia e dinamismo o trabalho de acordo com a lei vigente em nosso país “, ressaltou a professora Maria Alice.