Professor da rede municipal conquista o maior prêmio da educação no Brasil

Dez professores representando vários estados do país, entre eles, o professor de história da Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues, do distrito de Pedro do Rio, Juliano Custódio, recebeu na última segunda-feira (18), na sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes, na capital paulista, o prêmio “Educador Nota 10”, da Fundação Victor Civita. O maior prêmio da educação no Brasil foi conquistado pelo professor Juliano Custódio e seus alunos do nono ano do ensino fundamental com o projeto “Baú de História: memória da imigração de escravos em Petrópolis”.

Mais de 3,5 mil trabalhos foram inscritos nesta 12ª edição do prêmio. O prefeito Paulo Mustrangi foi representado pela Secretária de Educação, professora Maria Alice Lima. “Essa conquista máxima na educação no Brasil pelo professor Juliano Custódio e seus alunos é uma honra para Petrópolis, como também, para toda a comunidade escolar da rede municipal, além de inspirar as atividades docentes nas escolas não só daqui, mas de todo o país”, comentou Maria Alice.

Propor situações desafiadoras, levar a garotada em idade escolar a pesquisar soluções, avaliar o aprendizado e ajudar quem mais precisa foi a trajetória certeira dos vencedores do prêmio “Educador Nota 10”. Autoridades como o atual governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldeman e o presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, prestigiaram o evento. A TV Cultura vai exibir na íntegra a cerimônia de premiação no próximo dia 23, às 10 h, com reprise no domingo, dia 31, à 1h30. Na segunda-feira, dia 25 de outubro, a Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues vai comemorar a conquista com o professor Juliano, os alunos do nono ano, protagonistas desse prêmio, e os demais alunos e professores dessa escola que ganhou notoriedade na área de educação em todo o país. A secretária de Educação anunciou que este trabalho será transformado em livro para ser distribuído em todas as escolas da rede municipal.

Há 12 anos, o Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10 identifica e reconhece a iniciativa de sucesso educacional de professores e gestores, tornando visível para a sociedade a importância do educador na construção de um país mais consciente. Em 2010, 3,5 mil professores e gestores escolares de todos os estados brasileiros inscreveram projetos para concorrer ao maior prêmio da educação brasileira. A Fundação Victor Civita é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1985 como uma das primeiras iniciativas empresariais brasileiras no campo social. Desde então, sua missão tem sido contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil, produzindo publicações, sites, material pedagógico, pesquisas e projetos que auxiliem na capacitação de professores, gestores e demais responsáveis pelo processo educacional.

Baú de História – Para ensinar um conteúdo clássico – a transição do trabalho escravo para o assalariado no fim do século 19 -, o professor Juliano Custódio Sobrinho propôs que os alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio, recorressem à história de seus familiares.

A proposta era de recolher relatos de pais, avós e moradores antigos de Petrópolis, em busca de pistas que explicassem como a imigração européia substituiu a mão de obra escrava na cidade.Transitando por todos os procedimentos necessários a uma investigação em História Oral (como a montagem da pauta de entrevistas, a coleta de depoimentos e sua análise crítica) os alunos da rede municipal da Escola João de Deus compreenderam como se realiza um projeto de pesquisa. Reforçado com informações de fontes escritas o trabalho se transformou num mosaico de informações sobre a História na cidade, onde a família imperial passava o verão. O conteúdo produzido pelo professor Juliano e seus alunos foi entregue ao Centro Cultural do distrito e virou material de pesquisa para os moradores e segundo Maria Alice, será transformado em livro.

A coordenadora pedagógica Silvia Ulisses de Jesus, de Belo Horizonte, conquistou o prêmio “Educadora do Ano”, categoria educação infantil, com projeto direcionado para creches. Ela conseguiu articular as duas dimensões mais importantes da educação infantil: o cuidar e o educar.

Os dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10 foram: Juliano Custódio Sobrinho, de Petrópolis, Rio de Janeiro, da Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues, com o projeto “Baú de História”; Rosilene Anevan Fagundes, do Paraná, do Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato, disciplina matemática, projeto “Função afim”; Rosana Helena Brocco Zaffalon, Mato Grosso, da EMEB Thiago Aranda Martin, disciplina ciência, projeto “Micro-organismo”; Paula Regina de Vargas, do Rio Grande do Sul, da EMEF Adolfo Schuler, disciplina arte , projeto “Desenho”; Maria Níceas Oliveira França, do Ceará, EEFM Professor Arruda, disciplina Geografia, projeto “Leitura de paisagens”; Lisiane Hermann Oster, do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Infantil do Sesc, disciplina matemática, projeto “Sistema de Numeração”; Joice Mayumi Nozaki, de São Paulo, EMEF Professor Mário Marques de Oliveira, disciplina educação física, projeto “Lutas”; Jandira de Oliveira Costa Stand, de São Paulo, EMEF Humberto de Campos, disciplina língua portuguesa, projeto “Reescrita de fábulas” e Ana Cristina Santos de Paula, Rio de Janeiro, Colégio Pedro II, disciplina arte, projeto “Flauta doce e ampliação de repertório musical”.